quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Renovação

O verão convida à praia, ao convivio, às longas e banais conversas mantidas sob o manto estrelado deste lindo céu do sul.
Nos primeiros dias de Junho, começa a Vila a agitar-se com a chegada dos turistas vindos de outros países desejosos de descobrir um Allgarve diferente.
A pé, de bicicleta, de automóvel ou caravana eles inundam as nossas isoladas e pacatas praias "familiares". Querem encher-se de sol e iodo, e voltar sempre, todos os anos, usufruindo do calor deste astro rei que é REI na nossa terra bem colocada na ponta mais ocidental desta velha Europa.
Agosto é um "stress" para todos nós, acostumados ao sossego e pacatez deste nosso cantinho.

É, então, a invasão pelos nossos compatriotas que abandonam, por alguns dias, as fábricas, os escritórios, enfim, os locais onde fazem alguma coisa para pôr o pão na mesa. É vê-los chegar cansados, zangados com tudo e com todos, exigentes e implicativos, fartos da poluição, das refeições tomadas apressadamente de pé encostados ao balcão de um qualquer "snack", surdos aos pedidos das suas crianças, cegos perante as belezas escondidas nos caminhos dos seus percursos.

Chegam para carregar baterias.

O bulício do verão está a entrar em agonia; já se ouvem as despedidas.

Em breve, poderei voltar a assistir aos lindos pores-de-sol sentada nas rochas, naquele silêncio meditativo em que gosto de mergulhar nos momentos mágicos.

2 comentários:

Fa menor disse...

A praia deserta ao fim da tarde tem outro encanto!

Bjinhos

Vieira Calado disse...

Olá, caríssima!

E hoje sou eu a desejar-lhe

um bom fim de semana!

Beijoca