quarta-feira, 5 de março de 2008

Malvas ou Sardinheiras


Tenho vários espécies de malvas, também conhecidas por sardinheiras,gerâneos
e pelárgoneos, mas todas elas de fácil cultivo e com vários aromas, como por exemplo o p. crispum tem aroma de laranja e a folhagem arredondada e miúda, já o p.odorantissimum tem o aroma de maçã com a folhagem muito rendilhada e comprida.
Sabe-se que quase todas são oriundas do Cabo da Boa Esperança.

No sec.XIX a industria francesa de perfumaria reconheceu o seu potencial aromático mas, desde o séc.XVII, que a Grã-Bretanha desfrutava do prazer de ter estas flores nos seus jardins e que no inverno as damas vitorianas colocavam vasos nas salas para perfumarem o ambiente quando roçavam as suas saias compridas por elas.

No entanto, esta que aqui mostro tem a minha preferência. As suas folhas são bastante perfumadas numa mistura de rosas e menta e as flores fazem lembrar amores perfeitos.Quando está toda florida, o que acontece duas vezes por ano, é o encanto de todos os olhares.

Como a maior parte das plantas aromáticas pode ser usada em culinária, tanto as folhas como as flores.

Amemos as nossas sardinheiras!

3 comentários:

CrisB disse...

Benó, aqui também há cores muito bonitas. Nunca tinha visto essas flores de sardinheira. Só tenho uns dois pés de sardinheira, mas ainda são muito pequeninos. Espero que sejam assim de bonitos.

Ana Oliveira disse...

Benó
obrigada pelas palavras gentis que deixou no meu blog e que só hoje posso retribuir.com tempo espero poder conversar um pouco mais.

Unknown disse...

obrigada pela visita, e as suas palavras estao mais que certas,dia da mulher e todos os dias , pena que as vezes as pessoas se esquecam disso!
Gosto muito dessa planta e no norte sao mais conhecidas por sardinheiras, a minha mae tambem tem algumas,e eu adoro o cheiro delas. Vou voltar ao seu cantinho! Adorei!!
Bjs