terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Barcos na baía

 
 

Ansiosa, chega à janela que não abre e, por entre as cortinas de fina gaze transparente, olha a calma baía de águas azuis esmeralda, onde o céu se vê e revê tal como Narciso no lago.

De pé, vagarosamente, com as mãos pequenas, põe as vidraças a descoberto e sorrindo alonga o olhar até onde os veleiros de velas recolhidas se encontram fundeados.

Ansiosa espera, pois sabe que, dentro de minutos, alguém virá a terra, possivelmente algum marinheiro para se abastecer de frescos ou simplesmente matar saudades de pisar terra firme. Ansiosa interroga-se: -Como será o comandante de cada iate? Novo, velho? Quantas pessoas viajarão ali? Qual o próximo porto a visitar? Estas e muitas outras são perguntas que ficarão sem resposta pois, Ansiosa não sai da sua janela para ir perguntar, para ir saber, conviver com as gentes que chegam nos veleiros e movimentam as sossegadas águas da baía, enchem os bares, fazem compras, conversam alto nas esplanadas que tomam de assalto e sabem sorrir ao sol quente que os bronzeia. E põe-se a idealizar.

Ela sonha, devaneia fantasias com príncipes audazes e corajosos prontos a raptá-la do seu castelo onde não há relógios, nem agendas ou calendários, onde a vida parou e ela própria se enclausurou, se ermou, num vazio sem horizontes.

Ansiosa vive só com a sua ansiedade.

 
foto e texto de Benó

2 comentários:

Beatriz Bragança disse...

Querida Beno
Sabe que ha muitas Ansiosas, plenas de ansiedade, que sonham com principes encantados que um dia as virao libertar?!
E ja nao tem mais 20 anos ou parecido...
O tempo so envelhece o nosso involucro, mas a cabeça continua sempre muito jovem!
Gostei tanto das suas divagaçoes!
Nunca tinha pensado, quando olho para os barcos atracados numa marina, no que se passa dentro dos mesmos.Talvez porque,da ultima vez que pude observar uma, vi muita coisa:quem estava nos barcos, quem os servia, o que tomavam...Aconteceu no verao passado, no Monaco. Nunca tinha visto iates daquele tamanho!!!Ha pessoas muito ricas,com imensas possibilidades, com mordomias unicas, que bebem champagne antes de almoçar e possuem uma multidao de servidores...
E outros com tao pouco!!!
So nao sei se isso lhes traz felicidade...
Ansiosa deve ser bem mais feliz!
Parabens pelo seu magnifico texto.
Beijinhos
Beatriz

Graça Pires disse...

Também eu me pus à janela ansiosa com a minha ansiedade...
Um belo texto, amiga Benó.
Um beijo.