terça-feira, 29 de setembro de 2015

Companheiros

 

 
 
Livros nas prateleiras, livros sobre a mesa de trabalho, livros sentados nas cadeiras.
Eles são a melhor companhia. Falam connosco, contam-nos histórias, calam-se quando desejamos silêncio, distraem-nos e fazem-nos rir se a tristeza se quer instalar. Não maçam, não são atrevidos, não pedem almoço nem jantar. Não são indiscretos e sabem guardar todos os segredos que gostamos de lhes contar. Não ficam tristes se passarmos um ou vários dias sem os acariciarmos, sem os levarmos connosco, sem dormirmos com eles à cabeceira.
Esperam sempre por nós e sabem abrir os braços quando as nossas mãos mesmo cansadas os afagam e folheiam para fazermos parte das aventuras que nos querem contar sejam elas épicas ou romanescas.

imagem da net
texto de Benó

7 comentários:

luisa disse...

São uma companhia indispensável. :)

Catarina disse...

Essa relação tão pessoal, tão íntima com os livros irá gradualmente desfasar-se porque se está a utilizar outros meios de leitura cada vez com mais frequência: os áudio livros, os eletrónicos, os áudio eletrónicos que, em termos de praticidade, os ultrapassam. O conteúdo merecerá, todavia, a mesma atenção e entusiasmo. A evolução tb atingiu o tradicional formato em papel.

Graça Pires disse...

Concordo, amiga Benó. Os livros podem ser a nossa melhor companhia e falar-nos de aventuras, de mistérios, de terras distantes, de beleza, de sonhos magoados, de alegria e de tanta coisa que só lendo...
Um beijo.

Miss Smile disse...

E há ainda aqueles que nos abraçam longamente e não nos largam nunca mais :)

Um beijinho, Benó

Justine disse...

Nem sei imaginar os meus dias sem esses amigos!
Um abracinho

Elvira Carvalho disse...

Os livros são a nossa melhor companhia.
Um abraço e bom domingo

Ana Freire disse...

Os livros... que sempre acrescentam mais mundo, ao nosso mundo!...
Adorei o texto, Benó!
Bjs
Ana