quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Agosto/setembro








Ouvem-se gargalhadas, frases soltas, perguntas feitas que ficam sem resposta entre uma bica e um pastel de nata ou um galão e uma tosta mista, na esplanada do largo da vila, onde os diálogos acontecem duma mesa para outra e as palavras são dispersas pela brisa que gosta de aparecer naquelas horas matinais.
À noite, nas salas dos restaurantes onde por vezes faltam mesas, aparece um tocador que poderá ser de gaita, de acordeão, de guitarra ou até de saxofone que, com músicas alegres e festivaleiras entretém e anima o espaço onde o sussurro das conversas é acompanhado pelo tilintar das facas e garfos.
Amanhã, muda o executante, muda o instrumento. Vêm de longe, já percorreram outras terras, tocaram para outros ouvintes, musicaram outros jantares. Há sempre alguém generoso na oferta de alguns euros.

Agosto continua a ser o mês mais movimentado para quem vive e sobrevive do turismo nestes recantos algarvios.
Mas agora, setembro chegou e com ele vem também aquela calma outonal que convida a longos passeios no areal ao fim da tarde quando o sol já é morno e diz – até amanhã -mergulhando nas calmas águas verde azuladas do nosso mar. Mar que, sem pressa e preguiçosamente, nessas horas sem hora, na indefinição entre o dia e a noite, deixa rolos de espuma branca na praia quase deserta criando a ilusão dum bordado a enfeitar o saiote duma varina.


6 comentários:

Aliete Vieira disse...

Como nós, os algarvios, apreciamos os dias calmos de Setembro!
Agradecemos o turismo, mas desejamos tanto esta calma...

Elvira Carvalho disse...

Um texto muito poético e bonito.
Um abraço

mz disse...

É uma calma que eu aprecio muito!

Um abraço.

Justine disse...

E o outono a chegar, e os dias meio tristes/meio doces a encherem os nossos corações. Gosto muito do outono...
Um beijo para ti, Benó

Miss Smile disse...

Gostei muito do texto, Benó, nostálgico e poético, como a despedida do verão e a chegada do outono.

Um beijinho

Ana Freire disse...

Mais um texto fantástico, Benó!...
E que descreve na perfeição, o ambiente na Ericeira, em Agosto e Setembro...
Mas o Outono, com os seus encantos... também será de apreciar... e aqui na Ericeira... muito convidativo na versão de turismo para seniores... que sempre apreciam um ambiente bem mais calmo, longe da agitação das noites quentes de Agosto, que faz as delícias dos mais novos...
Excelente texto, uma vez mais acompanhado por uma bela imagem!
Beijinhos
Ana