terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Barcos na baía

 
 

Ansiosa, chega à janela que não abre e, por entre as cortinas de fina gaze transparente, olha a calma baía de águas azuis esmeralda, onde o céu se vê e revê tal como Narciso no lago.

De pé, vagarosamente, com as mãos pequenas, põe as vidraças a descoberto e sorrindo alonga o olhar até onde os veleiros de velas recolhidas se encontram fundeados.

Ansiosa espera, pois sabe que, dentro de minutos, alguém virá a terra, possivelmente algum marinheiro para se abastecer de frescos ou simplesmente matar saudades de pisar terra firme. Ansiosa interroga-se: -Como será o comandante de cada iate? Novo, velho? Quantas pessoas viajarão ali? Qual o próximo porto a visitar? Estas e muitas outras são perguntas que ficarão sem resposta pois, Ansiosa não sai da sua janela para ir perguntar, para ir saber, conviver com as gentes que chegam nos veleiros e movimentam as sossegadas águas da baía, enchem os bares, fazem compras, conversam alto nas esplanadas que tomam de assalto e sabem sorrir ao sol quente que os bronzeia. E põe-se a idealizar.

Ela sonha, devaneia fantasias com príncipes audazes e corajosos prontos a raptá-la do seu castelo onde não há relógios, nem agendas ou calendários, onde a vida parou e ela própria se enclausurou, se ermou, num vazio sem horizontes.

Ansiosa vive só com a sua ansiedade.

 
foto e texto de Benó

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Calma no barlavento






Enquanto  no resto do país há chuva, vento, inundações, alerta vermelho para a costa marítima, o algarve passa incólume.
Aqui, no barlavento, tivemos o espetáculo maravilhoso da tempestade Hércules com o mar a subir por falésias com mais de 40mts saltando em altura outro tanto o que perfazia um total de cerca de 100mts de altura em água.
Passado um mês sobre o acontecimento Hércules, fui à praia da mareta. Estava assim.
.
       Lá se brincava, corria, praticava-se surf
 
 
 
Este fim de semana, mais uma vez as previsões são de mau tempo, vento, chuva e por aí fora.
Aqui, no Jardim, protegi vasos, recolhi flores mais sensíveis. Como precaução.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A bela formosa

 
Os jardineiros deste Jardim resolveram ir visitar o sotavento algarvio e a pequena digital soube captar estas imagens da bela ria formosa
 
 

Os pequenos barcos repousam tranquilamente neste oásis de líquido da cor do céu.




As nuvens mais não fazem de que se mirarem e remirarem na placidez deste espelho líquido apenas enrugado pelo pousar dalguma pequena ave marinha.




  

Cabanas de Tavira abraça a ria como uma mãe faz a um filho.




Como qualquer turista, o bichano aprecia a paisagem que tem à sua frente.




fotos e texto de Benó

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Uma árvore no cais

 
Foste semente caída pelo chão. Arrastada pelo vento paraste esquecida, perdida, sozinha entre as pedras. À beira do pontão ficaste e escondida permaneceste para não seres engolida pela voragem da chuva e no esgoto acabares ou no fundo do mar.

O marulhar das ondas, o gemer dos barcos, o trinar dos beijos dos namorados foram a tua companhia enquanto pequeno grão. Aos poucos, a vida descobriu-te e ajudou-te a ver o ouro do sol, o azul do céu e o verde do mar. Bastou um pouco de calor e germinaste, eclodiste, brotaste do escuro. Cresceste, enfeitaste-te de ramos e folhas, em breve serás árvore e as crianças comerão lapas e figos torrados à tua sombra enquanto as mães olham o mar e esperam o regresso dos seus homens nos pequenos barcos de ventres inchados de escamas prateadas.
 
Texto e foto de Benó


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Agora

 
 


Apaixonados, amantes,
Vivemos  amores e paixões .
Rimos.
Sofremos  zangas, raivas, infortúnios .
Vencemos montanhas e desertos.
Trocámos beijos e abraços.
No árido deserto sofremos a dura sede da saudade.
Nas puras fontes bebemos a água da felicidade.
Hoje, neste Jardim d'abrolhos,
no aconchego do teu regaço,
esperanças. sonhos, ilusões, renovo e refaço.
 
 
 
 
 
foto e texto de Benó

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Flores


Vou compor um ramo de felicidade com alguns beijos e abraços à mistura que rematarei com um laço bem apertado de sorrisos.Com ele, enfeitarei o decote da blusa.
Dançarei à chuva e o vento não calará a canção que entoarei.
Sei que vais gostar.

foto e texto Benó

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Refúgio




Por detrás das grades
Habita uma princesa feita fantasia.
É prisioneira dos seus sonhos e desejos.
Grades que ela própria inventou
para defesa dos gigantes que criou.
As grades não existem, são utopia.
Fantasia
de quem teme a realidade.