terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Caixas, caixinhas, gavetas


                                                                                                   foto e texto de Benó

 
Caixas, caixinhas, caixotes tudo serve para guardar, ao longo da nossa existência,  os mais diversos objetos que nos contam histórias, nos falam de vivências, nos dizem de momentos que formaram um todo que é o nosso passado.
Fotos e panfletos de viagens feitas a países doutros mundos diferentes do nosso; os caracóis dos filhos, os primeiros dentes que caíram, as botas que calçaram quando nasceram. Os livros da instrução primária, os diplomas, as sebentas do liceu, os poemas escritos na idade das paixões, cartas, postais, coisas do último século. 
Deitar fora? Queimar? Não! São parte de nós.
Seria como se se apagasse capítulos do livro da nossa história. Como se nos arrancassem bocados do nosso ser. Tudo o que guardamos são peças dum jogo que temos vindo a fazer ao longo da vida, em que em cada dia se faz um lance.
Mas agora o mundo onde habitamos tornou-se pequeno para manter tanta recordação e, por isso, as caixas foram banidas e substituídas por gavetas onde se arruma o dia a dia sem pensar no amanhã, ali tão perto.

Só o coração tem espaço ilimitado para guardar dentro de si todas as recordações.
E são tantas!

 


7 comentários:

Catarina disse...

Tentando minimizar o “recheio” da casa, há quase dois anos que me desfaço de “coisas”. Algumas ficam ainda como recordação. O espaço ia ficando cada vez mais pequeno e estava na fase minimalista... Não sei se ainda estou. : )

Elvira Carvalho disse...

Um texto muito bom.
Um abraço

mz disse...

É verdade Benó!
A minha mãe, com muita tristeza, costuma dizer que já nem se usam os álbuns de fotografias.

Bjs

Graça Sampaio disse...

Que lindo texto, Benó! Tocante. Sinto exatamente o mesmo.

Beijinhos

Miss Smile disse...

É verdade, Benó, só o coração e a memória têm gavetas ilimitadas para guardar toda a nossa vida.

Um beijinho e um sábado feliz :)

Ana Freire disse...

Verdade! Só o nosso coração é mesmo aquela cómodazinha... onde cabem todas as gavetas cheias de recordações do presente e do passado... e ainda repleto de espaço, para as memórias do amanhã...
Adorei o texto! Lindíssimo!
Beijinhos! bom fim de semana!
Ana

Graça Pires disse...

"Só o coração tem espaço ilimitado para guardar dentro de si todas as recordações." Tão belo este texto e tão ao jeito de quem sabe guardar o que é importante...
Beijos, amiga Benó.