sexta-feira, 16 de outubro de 2015

A Arte de Saber Viver



O saber viver é uma arte que nem todos dominam neste universo onde coabitamos e onde é cada vez mais difícil as relações entre os humanos.

Assim como a arte de jogar futebol, de navegar, as artes marciais, a tão importante arte de saber conversar, cada dia mais difícil dado o mutismo em que os jovens caem com o uso do "chat" nas redes sociais, esta também tem de se aprender.

 A arte de saber sorrir, de saber ler, de saber estar à mesa, de respeitar o próximo são ensinamentos que devem ser diários e constantes junto dos jovens de hoje para que os homens de amanhã saibam usar a inteligência aliada à delicadeza e à humildade.

Tudo isto e muito mais é útil e necessário para se aprender também, a mais difícil de todas: a arte de SER FELIZ.

São artes de aprendizagem demoradas que requerem paciência e perseverança de quem ensina e tem a seu cargo  a formação de rapazes e raparigas, abrolhos que serão flores neste jardim da vida onde as ervas daninhas, parasitas e espinhos proliferam em demasia.
 
 
texto de Benó
foto da net

 

 



8 comentários:

Catarina disse...

Os jovens de hoje – não todos - têm outros valores, outras normas que nada têm a ver com as nossas mas que cumprem entre si.

Elvira Carvalho disse...

Actualmente há pais que nem falam com os filhos, quanto mais ensiná-los a qualquer coisa.
Um abraço e bom fim de semana

Miss Smile disse...

É uma arte que se vai aprendendo e apurando à medida que se vai vivendo... Mas esses são realmente os verdadeiros princípios que devem reger uma vida.

Um beijinho, Benó

Justine disse...

Triste este mundo onde já não se dá importância ao importante: valores éticos, justiça, honradez. O que será o mundo daqui a uns anos?? Uma selva...ainda pior do que já é!

Isa Sá disse...

O relacionamento humano infelizmente não é fácil...mas pessoas que ainda o tornam mais difícil

Isabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

Ana Freire disse...

Infelizmente, Benó, acho que actualmente o relacionamento... deu lugar à indiferença, e apatia, e a algumas situações impensáveis... e nem as novas tecnologias, vieram resolver o problema...
Sobre relações humanas... há tempos um psicólogo falava na rádio, sobre um caso seu, em que uma mãe, achava mais fácil dizer ao filho, para vir jantar, pelo Facebook, do que ir ao quarto ao lado, chamá-lo...
Vivemos tempos bem estranhos, em termos de relacionamento humano...
Beijinhos! Continuação de uma óptima semana...
Ana

mz disse...

O ser humano caminha cada vez mais para o individualismo, mas jamais passará sem os afectos. Creio que nada é impossível se aprendermos a ser um bocadinho mais tolerantes e tentar entender toda esta revolução tecnológica.

A Benó disse tudo, quando se refere à arte de SER FELIZ. Não há fórmula! É de facto a mais difícil!

Bjnhs

Graça Pires disse...

A difícil arte da vida... Um texto para pensar, amiga Benó.
Um beijo.