segunda-feira, 5 de maio de 2014

O portão verde

 
De setas apontadas às alturas existe um portão de ferro pintado de verde, cor da esperança, fechado, sem chave nem cadeado, nem trinco, nem aldraba.
 
 
 



Ornado de corações deixa ver o verde/amarelo das ervas que cobrem a terra castanha, matriz das sementes que eclodirão em breve, com a chegada dos primeiros calores que poderão entrar sem qualquer impedimento. Por ele e sobre ele, a chuva passa, entra e sai só ou acompanhada pelo vento seu companheiro nestes dias. Também as nuvens fazem-lhe um adeus rasante numa corrida louca empurradas pelos soprares eólicos ou em mansos passeios e devaneios exibindo as suas formas inconstantes e sensuais numa atrevida provocação feminina



 
É um portão de ferro pintado de verde, sem história mas com muitas histórias para contar de gentes passantes, visitas ocasionais,  jovens ou velhos que a ele se arrimam para um descanso das caminhadas ou dos anos que já pesam nas pernas de quem muito percorreu e viveu.
 
texto e fotos de Benó

5 comentários:

Graça Pires disse...

Um portão aberto à liberdade...
Que belo texto, minha amiga.
Um beijo.

Justine disse...

É um belo texto, Benó, que nos faz viajar, portão dentro, pelos campos sem fim da nossa imaginação!

Beatriz Bragança disse...

Querida Benó
Nunca um portão se viu tão poeticamente descrito!
Lindas são as fotografias!
Pela beleza do texto, conseguimos atravessar as suas filas de ferro e voar bem alto!!!
Parabéns
Um beijinho
Beatriz

Existe Sempre Um Lugar disse...

Boa tarde,
Lindo texto com criatividade, portão que guarda muitas historia, principalmente historias da liberdade com a passagem do vento.
Dia feliz
ag

http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

Maré Viva disse...

Já sentia saudades de ler palavras tão especiais na sua simplicidade, tão ricas de sensibilidade, palavras que nos deixam marcas da pele.
Foi um prazer conhecer este portão verde!
Beijos.