terça-feira, 11 de novembro de 2008

Lembranças


Hoje foi dia de mexer na baú de recordações.

Fui lá encontrar, talvez já guardadas pela minha mãe ou avó, algumas rendas de que nem sei a idade.
Muitas das mulheres da geração anterior à minha dedicavam-se a bordar, a tricotar, fiando e cardando a lã, iludindo o tempo nas longas noites de invernia, tecendo com mãos de fada bonitas obras executadas à luz mortiça dum candeeiro de petróleo.
Quero, agora, prestar uma simples homenagem ao elemento feminino que me antecedeu e que me legou o fruto da sua habilidade e de muitas horas de trabalho.
Assim, aqui, apresento-vos a renda de gancho que, inicialmente, era feita com um simples gancho, dos usados pelas mulheres, para prender o cabelo armado em carrapito no alto da cabeça ou mais abaixo, sobre a nuca.
Nalgumas localidades do Alentejo, em Peniche, em Vila do Conde, ainda é possível encontrar algumas artesãs interessadas em preservar a beleza das rendas e ainda se podem admirar lindos exemplares.

2 comentários:

Justine disse...

Que belo era este uso do tempo! As teias que se teciam...
Bela homenagem a quem insiste em manter estes saberes vivos:))

mariam [Maria Martins] disse...

Benó,
obrigada p'la visita.
do ainda pouco que "cirandei" por aqui, adorei! voltarei com muito gosto no fim-de-semana, com mais tempo...

rendas... que bonita essa aí, sabe, mudam-se os tempos e no tempo que agora estamos as rendas estão escondiditas nas gavetas.... mas, sabemos também que as modas são cíclicas, não tarda, elas voltarão a enfeitar os recantos das cómodas e o bocal das jarras d'água :) aguardo... e as guardo

Olhe, fui à Expo Saragoça, e sabe o que encontrei frente ao pavilhão da Bélgica, pois nem menos que uma digna senhora belga junto duma banca com uma expectacular renda de bilros e um cartãozinho "Kantschool Artofil"... meti conversa, tirei-lhe uma foto e em português disse-me "adoro portugal, sei onde há lá rendas de bilros" fiquei deliciada...

boa semana
um sorriso :)

mariam

...não se assuste, não costumo deixar coments tão longos! LOL